top of page

Fibromialgia

Quando os sinais de alerta estão amplificados

A fibromialgia é uma condição condição crônica que causa dor muscular generalizada, sensibilidade aumentada ao toque, cansaço constante e alterações no sono; resultante de uma disfunção na comunicação entre o cérebro e o sistema nervoso, acredita-se que a condição seja causada por alterações na forma como o cérebro processa as sensações dolorosas. Muitas pessoas com fibromialgia também relatam dificuldade de concentração, memória fraca (o chamado “nevoeiro mental”) e variações de humor.


Na fibromialgia o cérebro se torna mais sensível aos estímulos, de forma que até toques leves ou pequenos esforços sejam sentidos como dor intensa. Apesar de não ser visível em exames como raio-x ou ressonância, os sintomas são reais e podem impactar bastante a qualidade de vida e a funcionalidade do paciente. 

As causas exatas ainda não são totalmente compreendidas, mas fatores como estresse, traumas físicos ou emocionais, infecções e predisposição genética podem estar envolvidas no surgimento da doença.

 

​Para o tratamento da fibromialgia é imprescindível que o paciente compreenda sua doença, que seja trabalhada a regulação da percepção da dor e a melhora do controle motor, os exercícios devem ser graduais e estratégias de relaxamento devem fazer parte da rotina desses pacientes. 

orquídeas

A dor difusa, como na fibromialgia, pode ser vista como uma expressão somática de conteúdos emocionais não elaborados, muitas vezes profundos, antigos ou mesmo coletivos. Como o corpo é uma expressão da psique, ele pode ser o palco onde conflitos psíquicos inconscientes se manifestam.

E por ser uma doença que acomete majoritariamente mulheres, o que inclui acolhimento, sensibilidade, intuição, mas também repressão e sobrecarga em uma sociedade que valoriza apenas o racional, o produtivo, o exterior. A dor pode surgir como símbolo de um feminino ferido ou desvalorizado, tanto no indivíduo quanto na sociedade.

Será imprescindível compreender a fibromialgia como uma linguagem — algo que, além de ser tratado fisicamente, também pode ser escutado, acolhido e interpretado — o que abre espaço para um cuidado mais profundo e humano, integrando corpo e mente.

bottom of page